Rood fora a primeira torre erguida próxima do grande lago, esta fora feita para os caçadores nômades, dos povos dos nandor, elfos-silvestres, elfos-de-mithrim, avari habitarem em harmonia com os récem-chegados elfos de estirpe noldorrin.
Os habitantes da torre não eram eldar dos que seguiram para Aman, porém eram quendi, poderosos nas artes da magia das terras de cá, ganharam grandes conhecimentos com os elfos que haviam vindo do Oeste, estes fizeram sua cidade a imagem semelhante das alvas torres de Eglarest, os portos de Beleriand.
Seu líder era Rirhuin, um dos poucos membros dos vanyar que ficaram para trás na Grande Viagem, este havia crescido em grande poder no ocultismo, artes secretas das terras de Cá, possuia o maior conhecimento sobre Endor, seus animais, suas plantas, por ter vivido em Doriath, servido Thingol e Melian pessoalmente ele era um elfo esbelto, com luz da Maia em seu semblante, com os segredos ensinados pelos noldor ele havia crescido mais ainda em poder, possuindo uma armada própria do povo dos vanyar que ficaram para trás, muito poucos e muito reclusos. Entre todos os moriquendi e avari do Eriador, ele era o mais poderoso. Reinava com glória e grande poder, vigilante, havia abraçado Celegorm como rei a contragosto, pois não desejava servir Reis, senhores, mas sim viverem livrementes por suas terras.